sexta-feira, 15 de abril de 2011

ELABORAÇÃO DE PROJETOS - TEORIA & PRÁTICA




Este livro tem por finalidade mostrar, utilizando exercícios e  exemplos práticos, os procedimentos que devem ser observados para elaborar-se projetos de viabilidade econômico-financeira de investimentos. A obra está organizada em duas partes, sendo a primeira subdivida em dez capítulos e, a segunda,  em dois capítulos. 
Parte I – Os Capítulos 3, 4 e 6 contêm tópicos teóricos sobre contabilidade, matemática financeira e administração financeira, apenas na medida necessária para facilitar a compreensão dos assuntos que se relacionam à elaboração de projetos. Os demais capítulos tratam de temas específicos sobre projetos, compreendendo estudo de mercado, parâmetros de avaliação, tamanho, localização, investimentos e financiamento. A profundidade dos temas foi limitada a das disciplinas dos cursos de graduação das áreas de economia, administração e contabilidade. O leitor mais interessado em um assunto particular poderá reportar-se à bibliografia indicada. Com exceção dos quatro primeiros capítulos, cuja leitura recomenda-se seja seqüencial,  a ordem em que os demais serão consultados é irrelevante.
Embora  a maior parte dos exemplos se refira a empresas industriais, espera-se que este livro sirva também de referência para projetos de atividades comerciais e de serviços. As principais diferenças entre empreendimentos dos setores secundário e terciário devem-se às possibilidades de transformação material de insumos em produto finais.  O comércio pode ser considerado uma situação particular de indústria, em que não há transformação de matérias-primas. Neste caso, a principal característica da atividade comercial é que a cada produto final corresponde um idêntico insumo, havendo estoques apenas das mercadorias comercializadas. Serviços são consumidos no momento em que são prestados e não podem ser estocados. Em geral, no setor serviços,  a associação entre o uso de fatores e o serviço prestado é bem menos linear do que no caso da indústria. Esse aspecto torna-se claro quando se compara a construção civil ou serviços hospitalares, com a fabricação  de calçados, por exemplo. De qualquer modo, o  fundamento da atividade econômica é a busca da combinação eficiente de recursos humanos e de capital com o objetivo de produzir bens e serviços. As diferenças entre as atividades são mais evidentes no que respeita à formação dos custos e às necessidades de estoques mas, em essência, a metodologia de análise econômica aplicável é a mesma. Analogamente, independentemente do setor, os estudos de viabilidade de projetos se diferenciam mais nos aspectos técnicos do que nos de natureza econômico-financeira. Quando pertinentes essas particularidades são comentadas no texto, a exemplo do Tópico 5 do Capítulo 3
Parte II – São comentadas as projeções das demonstrações financeiras de um projeto de investimentos, compreendendo receitas, custos, balanços patrimoniais, fontes e usos de recursos, fluxo de caixa, valor presente líquido, taxa interna de retorno etc.  As projeções financeiras foram realizadas com auxílio de uma planilha  em Excel, fornecida no CDR que acompanha esta publicação.  As demonstrações seguem os padrões usuais da contabilidade com os ajustes exigidos para levar em conta critérios econômicos. São observadas as  leis comercial e tributária brasileiras e o exercício serve para ilustrar os aspectos tratados na Parte I.
A publicação é fruto da experiência profissional e didática do autor, que vem atuando na área há trinta anos,  havendo exercido funções de economista industrial, analista de projetos de banco regional de desenvolvimento, gerente de agência bancária comercial,  professor universitário,  consultor de empresas e instrutor de treinamentos abertos sobre elaboração de projetos e diagnóstico de empresas. 
No livro MANUAL DE DIAGNÓSTICO E REESTRUTURAÇÃO  FINANCEIRA DE EMPRESAS, (Atlas, 2a   Edição),  o Autor mostra que grande parte dos problemas financeiros de empresas deve-se a falhas na concepção ou na execução do  projeto inicial, de implantação, expansão ou modernização etc. Enquanto aquela obra aborda as origens de problemas financeiros das empresas e possíveis correções, este livro sugere procedimentos para evitar o surgimento de problemas originados de erros de projeto.
O texto direciona-se a profissionais que já atuam ou que pretendem atuar na elaboração ou análise de projetos e, a estudantes dos cursos de graduação em economia, administração e contabilidade. Neste último caso, pode ser utilizado como material de apoio nas disciplinas de Elaboração de Projetos, Microeconomia,  Análise de Investimentos e Administração Financeira.  Para homens de negócios cujo objetivo é obter resultados positivos de suas decisões, serão úteis as recomendações apresentadas em diversos capítulos,  objetivando viabilizar soluções economicamente viáveis, para questões estratégicas que se colocam em projetos de investimento.


VERSÃO DIGITAL GRÁTIS


Este livro está disponível, em arquivo digital, em PDF, sem custo. Para fazer download, siga o link abaixo:


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário